Assentamento Terra Vista
Sinopse
Este Documentário busca da visibilidade ao trabalho desenvolvido por assentadas e assentados com o cacau cabruca no assentamento Terra Vista do MST, no município de Arataca-BA. Refletir sobre a conquista da terra e a produção nas roças de cacau. Após a conquista da terra, ocuparam esse território com práticas tradicionais e conhecimentos agroecológicos por uma maior autonomia e cuidado do meio ambiente.
O cacau cabruca ocupa um terço da área do assentamento, sendo 300 hectares. Cacau Cabruca significa aquele produzido de forma florestal, plantado e manejado em baixo de demais árvores nativas da mata atlântica, formando um extrato baixo nesse agroecossistema. É a principal atividade produtiva do assentamento, através de um sistema de trabalho que permite a continuidade de uma prática tradicional, que se alinhou aos princípios agroecológicos e contribuiu para potencializar a produção, gerando renda e endossando uma identidade das assentadas e assentados do Terra Vista na região. Esse conhecimento é ancestral, resistindo às lavouras de cacau produzidos de forma de monocultura.
Ao longo dos anos o aumento da produção e comercialização do cacau cabruca no assentamento se deu em virtude de dois fatores principais: a chegada da “vassoura de bruxa”, praga que dizimou nos anos 80 boa parte do plantio na região, levando ao abandono das grandes fazendas de cacau por seus proprietários. Fato que estimulou a desintrusão das fazendas para o MST, pois, “se não fosse a “vassoura de bruxa” nem um Sem Terra teria terra nem cacau aqui”, conforme afirma João da Silva, assentado do Terra Vista. O segundo fator é o desenvolvimento dos princípios agroecológicos na produção, cujos desdobramentos tem proporcionado soberania e segurança alimentar, geração de renda, fortalecimento da atuação política e das relações sociais e visibilidade aos diferentes trabalhos exercidos pelas mulheres. Esses fatores tem contribuído para a construção de uma comunidade tradicional formada por coletivos de pessoas com traços étnicos fortemente demarcados por uma ancestralidade negra, indígenas e de agricultoras e agricultores oriundos de uma agricultura tradicional rural, características da região Sul da Bahia.
Diretor: Alejandro Escobar
Co-direção: Janaina Herique do Santos
Roteiro: Assentamento Terra Vista
Produção: Janaina Herique do Santos
Equipamento: Alternativos
Edição: Alejandro Escobar
Entrevistados
Joelson Ferreira
Lourisval Jose Mendes
Tereza Da Silva Santos
Savio Oliveira Santos
Deyse Ferreira Oliveira
Emily Asunção